O Natal movimentou o varejo e, consequentemente, a economia do País. Com as compras desse ano sendo mais virtuais do que nunca, por conta da pandemia, o e-commerce brasileiro continuou registrando resultados muito superiores aos dos últimos anos.
Entre os dias 1 e 25 de dezembro, as pequenas e médias empresas (PMEs) aumentaram em 220% o seu faturamento (GMV), que saltou de R$ 41 milhões no mesmo período de 2019 para mais de R$ 132 milhões este ano. Esse resultado é baseado no banco de dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce que tem mais de 70 mil lojas ativas na América Latina e grande foco em PMEs.
O volume de pedidos também registrou aumento similar, de 250%, crescendo de 179 mil para mais de 626 mil. Em contrapartida, houve uma queda de 9% no valor do ticket médio, que era de R$ 229 no ano passado e, neste ano, foi calculado em R$ 209. Entre as categorias de destaque e que são muito procuradas nesse período, estão “presentes”, com crescimento de 83% no volume de pedidos, “brinquedos”, com 89% e “saúde e beleza”, com 83%.