Transações feitas pelos cartões de débito e crédito emitidos pelo banco mostram também aumento de gastos com serviços de streaming; despesas com lazer caíram 72%.
O consumo do brasileiro mudou na pandemia, com as pessoas ficando mais em casa devido à necessidade de manter o distanciamento social como forma de reduzir o ritmo de transmissão da covid-19. Um dos retratos na vida em tempos de pandemia mostra que, com academias fechadas e agora com restrição de movimentação, o brasileiro comprou mais bicicletas: as vendas, medida pelo faturamento, deram um salto de 54,4% em 2020 em relação ao ano anterior, segundo pesquisa sobre o comportamento do consumo lançada nesta terça-feira, 9, pelo Itaú Unibanco.
Outra mudança foi a maior procura por serviços de streaming, algo que também é favorecido pelo aumento de produtos no mercado, tal como o lançado pela Disney no ano passado. Considerando as vendas de serviços de streaming, livros, games e instrumentos musicais subiram 40,4% – demonstrando os hobbies em alta em tempos de pandemia.
Por outro lado, a análise do consumo do brasileiro mostrou que alguns setores seguem muito afetados. Os gastos com lazer, por exemplo, desabaram 72%; os com bares e baladas caíram 33% e os gastos com restaurantes desceram 32,3%.